Especial | Trilogia Antes do Amanhecer, Pôr do Sol e Meia Noite


O ano era 1995, quando Before Sunrise (Antes do Amanhecer) surgiu e revolucionou o cinema romântico independente, com seu estilo europeu. Jesse, um rapaz americano, encontra Celine, uma francesa, em um trem para Paris. E entre conversas e discussões, os dois resolvem sair em Viena e passar o resto do dia juntos. E o filme chamava atenção pelos seus diálogos que, além de belos, eram realistas.


O longa trazia um jovem Ethan Hawke, que tinha acabado de sair de sua carreira mirim e a bela Julie Delpy, que já tinha alcançado notoriedade com a trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski e, nos Estados Unidos, com Os Três Mosqueteiros. 


Poucos filmes apresentam-se como clássicos instantâneos e Before Sunrise é um deles. O final ambíguo é a melhor parte e, provavelmente, o que consagrou o longa. Até que, em 2004, a dupla se reúne novamente com Linklater (diretor) e surge Before Sunset (Antes do Pôr do Sol), explicando o que aconteceu com a vida dos personagens.


Agora com o casal de protagonistas participando do roteiro também, somos levados à uma volta por Paris - cidade natal de Celine -  quando Jesse passa pela cidade divulgando seu livro. Tão relevante quanto o primeiro, o filme nos coloca "em dia" com a vida dos personagens, além de ter, novamente, ótimos diálogos. O pensamento do que poderia ter sido também se faz muito presente e rende excelentes momentos. E mais uma vez, o final dúbio consagra o filme em um dos finais mais memoráveis do cinema.


Finalmente, o fim. Em Before Midnight (Antes da Meia Noite) somos levados à Grécia, onde Jessie e Celine, já casados, passam as férias com suas filhas. Os diálogos inacabáveis agora fazem uso de diversas discussões sobre o relacionamento. Além de ser o final perfeito para esta saga de amor, é um dos melhores filmes sobre relacionamento dos últimos anos. Esta é, com certeza, a trilogia mais romântica e charmosa do cinema.

Comentários